Translate

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fotos da Aurora Boreal


               Tirei 104 fotos de duas ocorrências da aurora boreal sobre o Mar de Barents na noite de 23 de março. Desse total, cerca de 12% foi descartado, restando 91 fotos.

              Todas as fotos  foram  feitas com  uma  Nikon D5100 com objetiva Sigma 30mm F/1.4, ISO 1600 e gravadas em formato RAW/NEF. A câmera foi fixada com um Gorillapod SLR-Zoom Ballhead à amurada do convés. A maioria das fotos foi feita com uma exposição de apenas 1,6 segundos, para minimizar os efeitos do movimento do navio. O rastro maior das estrelas em algumas fotos decorre de um tempo maior de exposição e/ou um ângulo maior do eixo de visada da câmera em relação ao eixo longitudinal do navio. Isto é especialmente notável na última foto da segunda série, tirada com uma exposição de 3 segundos e um ângulo quase reto entre a linha de visada e a de deslocamento do navio. Esta foto, que nem faz parte propriamente da série, foi tirada cerca de meia hora depois das outras, quando o fenômeno já havia praticamente acabado, para registrar a ocorrência a estibordo de uma discreta aurora com predominância de tons de verde e tênues fachos verticais raiados de cor violácea.

                Fotos selecionadas dos dois eventos podem ser vistas no álbum Aurora Boreal - Seleção Panoramio do Google Photos (ex-minha galeria no Panoramio).

                A  série de fotos da primeira ocorrência,  apresentada abaixo como um slideshow, constitui  o álbum  Aurora Boreal sobre o Mar de Barents I no Google Photos (ex-Picasa Web).






                No slideshow abaixo, as fotos do segundo álbum ­­– Aurora Boreal sobre o Mar de Barents II.





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aurora Boreal sobre o Mar de Barents



           Antes de mais nada, a resposta à pergunta que se impõe: a  viagem  atingiu  o  seu objetivo principal –­­ ver e fotografar a aurora boreal? Sim.  Na noite de 23 de março, a terceira noite na Região Ártica, as condições meteorológicas finalmente permitiram e fizemos duas séries de fotos da aurora boreal. Estávamos a bordo do MS Nordnorge da Hurtigruten no Mar de Barents, na parte sul do Oceano Ártico, navegando entre Mehamn e Berlevåg, duas pequenas localidades do extremo norte da Noruega.






             A primeira série de fotos foi feita entre as oito e as oito e meia da noite, pouco depois de zarparmos de Mehamn. No vídeo do YouTube são apresentadas 26 fotos em uma sequência animada, dando uma idéia bastante aproximada do fenômeno como foi visto.







        Cerca de  uma  hora depois,  tivemos  uma segunda ocorrência da aurora boreal, que, embora menor, apresentava uma maior variedade de cores e movimentos mais rápidos. Uma sequência animada de fotos é mostrada neste outro vídeo.



             Os dois eventos tiveram a mesma duração aproximadamente, menos de uma  hora, mas foram totalmente  distintos  um  do outro.  As  fotos  do  primeiro  evento  cobrem  um  período de  pouco  mais de 5 minutos e meio e as do segundo, cerca de 11 minutos e um quarto.  A velocidade nos dois vídeos é cerca de 4-6 vezes maior do que a velocidade real dos eventos.

domingo, 22 de abril de 2012

Retomada das publicações

Que vergonha! Já se passou um mês desde minha última postagem.
É, a idéia era fazer postagens durante a viagem, mas já nos primeiros dias descobri que isso não seria possível. Faltava-me tempo, oportunidade e, muitas vezes, até disposição.
Agora, de volta ao lar há já 15 dias, estou retomando as publicações no blog.