Translate

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Relembrando Uma Noite Memorável

             Há 6 meses, na noite de 23 de março, tivemos uma experiência magnífica que ainda está muito viva em nossa memória. A bordo do Nordnorge da Hurtigruten, sentados no Vågar Café, eu cochilava em frente ao computador após o jantar, quando ouvi a esposa: psst, psst, psssst... estão anunciando o aparecimento de uma tênue aurora. Saltei da cadeira, deixei tudo ali, corri para a cabine para colocar um abrigo e pegar o equipamento fotográfico, e fui para o convés, onde me juntei a alguns outros observadores e fotógrafos corajosos.
            Já estava bastante desesperançado, porque  vinha  acompanhando a ocorrência de auroras e a meterorologia ao longo da "temporada", e o tempo havia estado frequentemente aberto e tinham ocorrido magníficas auroras em janeiro e no início de março, mas desde que havíamos chegado à Noruega a atividade auroral era baixa e o céu estava quase sempre encoberto.
            Naquele momento, navegávamos no Mar de Barents, sul do Oceano Ártico, próximo à costa do extremo norte da Noruega  e  fazia  2 a 3°C  abaixo  de  zero com  uma  sensação térmica por efeito do vento de algo  como -15° C. Em dado instante, tirei a luva da mão direita por alguns minutos porque me dificultava a operação da câmera, coisa da qual vim a me arrepender depois porque sofri uma queimadura no dorso da mão causada pelo vento gelado. Mas, valeu a pena: lá no alto, sobre nossas cabeças, estava a aurora boreal.

              Não era uma aurora exuberante, multicolorida, cobrindo todo o céu, nem eu tinha como fazer uma boa composição fotográfica, porque estávamos em mar aberto, a aurora estava quase diretamente sobre nossas cabeças e o navio se movia a uns 15 nós, mas para quem nunca havia visto e tinha viajado 20 mil quilômetros para tal, foi emocionante.

                Sem dúvida, UMA NOITE MEMORÁVEL.

sábado, 22 de setembro de 2012

Equinócio de Outono no Hemisfério Norte

              Hoje ocorre o equinócio de outono no hemisfério norte, marcando, digamos assim, o início de uma nova "temporada de auroras". Esta era a segunda alternativa de época cogitada para realizar a nossa viagem de "caçada da aurora". Acabamos optando por fazer a viagem na primeira das alternativas, março/abril de 2012, e até tivemos sucesso na nossa empreitada, mas depois ficamos considerando se não teria sido melhor esperar pela próxima "temporada", a que está tendo início hoje. Teremos que aguardar para ver, mas o tão esperado máximo solar só deverá ocorrer mesmo em algum momento de 2013, talvez até mais para o fim do ano, e será quase certamente o mais fraco dos últimos 100 anos. Entretanto, sempre podem ocorrer grandes erupções solares inesperadas, proporcionando magníficas auroras, como aconteceu em janeiro passado.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Substituição da Imagem de Fundo

               Desde o início do blog vinha sendo utilizado como plano de fundo uma imagem da aurora boreal escolhida dentre as inúmeras veiculadas na internet sem direitos autorais. Agora, substituí essa imagem por uma das minhas fotos.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fotos da Aurora Boreal


               Tirei 104 fotos de duas ocorrências da aurora boreal sobre o Mar de Barents na noite de 23 de março. Desse total, cerca de 12% foi descartado, restando 91 fotos.

              Todas as fotos  foram  feitas com  uma  Nikon D5100 com objetiva Sigma 30mm F/1.4, ISO 1600 e gravadas em formato RAW/NEF. A câmera foi fixada com um Gorillapod SLR-Zoom Ballhead à amurada do convés. A maioria das fotos foi feita com uma exposição de apenas 1,6 segundos, para minimizar os efeitos do movimento do navio. O rastro maior das estrelas em algumas fotos decorre de um tempo maior de exposição e/ou um ângulo maior do eixo de visada da câmera em relação ao eixo longitudinal do navio. Isto é especialmente notável na última foto da segunda série, tirada com uma exposição de 3 segundos e um ângulo quase reto entre a linha de visada e a de deslocamento do navio. Esta foto, que nem faz parte propriamente da série, foi tirada cerca de meia hora depois das outras, quando o fenômeno já havia praticamente acabado, para registrar a ocorrência a estibordo de uma discreta aurora com predominância de tons de verde e tênues fachos verticais raiados de cor violácea.

                Fotos selecionadas dos dois eventos podem ser vistas no álbum Aurora Boreal - Seleção Panoramio do Google Photos (ex-minha galeria no Panoramio).

                A  série de fotos da primeira ocorrência,  apresentada abaixo como um slideshow, constitui  o álbum  Aurora Boreal sobre o Mar de Barents I no Google Photos (ex-Picasa Web).






                No slideshow abaixo, as fotos do segundo álbum ­­– Aurora Boreal sobre o Mar de Barents II.





segunda-feira, 23 de abril de 2012

Aurora Boreal sobre o Mar de Barents



           Antes de mais nada, a resposta à pergunta que se impõe: a  viagem  atingiu  o  seu objetivo principal –­­ ver e fotografar a aurora boreal? Sim.  Na noite de 23 de março, a terceira noite na Região Ártica, as condições meteorológicas finalmente permitiram e fizemos duas séries de fotos da aurora boreal. Estávamos a bordo do MS Nordnorge da Hurtigruten no Mar de Barents, na parte sul do Oceano Ártico, navegando entre Mehamn e Berlevåg, duas pequenas localidades do extremo norte da Noruega.






             A primeira série de fotos foi feita entre as oito e as oito e meia da noite, pouco depois de zarparmos de Mehamn. No vídeo do YouTube são apresentadas 26 fotos em uma sequência animada, dando uma idéia bastante aproximada do fenômeno como foi visto.







        Cerca de  uma  hora depois,  tivemos  uma segunda ocorrência da aurora boreal, que, embora menor, apresentava uma maior variedade de cores e movimentos mais rápidos. Uma sequência animada de fotos é mostrada neste outro vídeo.



             Os dois eventos tiveram a mesma duração aproximadamente, menos de uma  hora, mas foram totalmente  distintos  um  do outro.  As  fotos  do  primeiro  evento  cobrem  um  período de  pouco  mais de 5 minutos e meio e as do segundo, cerca de 11 minutos e um quarto.  A velocidade nos dois vídeos é cerca de 4-6 vezes maior do que a velocidade real dos eventos.

domingo, 22 de abril de 2012

Retomada das publicações

Que vergonha! Já se passou um mês desde minha última postagem.
É, a idéia era fazer postagens durante a viagem, mas já nos primeiros dias descobri que isso não seria possível. Faltava-me tempo, oportunidade e, muitas vezes, até disposição.
Agora, de volta ao lar há já 15 dias, estou retomando as publicações no blog.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Londres

                 Ahhh! Londres. Londres, sempre a mesma. Os ingleses não mudam. Parte verdade, mas eu diria que, pelo menos atualmente, na maior parte mito. Eles dizem estar tudo pronto para os Jogos Olímpicos em julho/agosto. Não duvido, mas a cidade é um canteiro de obras. Aliás, isto já havia me chamado a atenção quando se esteve aqui no verão passado e eles estavam anunciando festivamente o término oficial das obras um ano antes das Olimpíadas. A construção civil está a todo vapor: há muitos prédios sendo construídos, outros sendo reformados e o poder público realiza grandes obras de modernização e ampliação do metrô, "underground" ou "tube" como eles dizem, cuja conclusão só deverá ocorrer em 2021. Parece que, apesar da crise, ou talvez até por causa dela, estão aproveitando a realização dos Jogos de 2012 para incentivar a atividade econômica e realizar obras de que a cidade necessita. Sem dúvida que, de qualquer forma, Londres tem infra-estrutura, em termos de aeroportos (5 dentro de um raio de menos de 60 km), transporte público (a rede de metrô e trens suburbanos cobre toda a Grande Londres com eficiência, além dos famosos ônibus e táxis londrinos), hotéis, restaurantes, etc..., para realizar com sucesso as Olímpiadas de 2012.
                Mas as maiores mudanças em Londres são no aspecto sócio-econômico-cultural. Eu e a Vilma conhecemos Londres em 1989. Voltamos em 1993. Após quase 20 anos, voltamos novamente no ano passado e foi uma grande surpresa. Como era pleno verão, achei que fosse por causa das férias escolares. Mas agora é inverno, não há férias, nem feriados prolongados. Encontram-se por toda a cidade britânicos de todas as etnias, houve-se muitos idiomas, inclusive inglês. Por toda a parte vêem-se escritos em árabe, nas lojas, cafés, restaurantes, hotéis, etc... Indiscutivelmente, a cidade está cada vez mais cosmopolita, étnica, econômica, social e culturalmente. Isso é bom ou ruim? Difícil dizer. É a transformação que vem sendo experimentada pelas grandes metrópoles. Eu preferiria, se fosse possível, a Londres de quando a conheci, mas isto cheira a saudosismo de velho.
                 E o clima? O clima esteve ameno. Máximas em torno de 15 graus, sem chuva e sem vento e mínimas de até 0 grau, mas isto só na madrugada. Na minha opinião, melhor que no último verão quando a temperatura chegava aos 18 graus, mas chovia quase que diariamente.
                 O quê fizemos? Andamos de trem, metrô e caminhamos muito. Fizemos o passeio a pé clássico pela City de Londres (a Londres original cercada por uma muralha romana), fomos ao Portobello Road Market no domingo, visitamos o Jardim Botânico Real em Kew Gardens, próximo a Richmond, andamos pelo bairro onde está nosso hotel, Marylebone, fomos a um ou outro pub e foi isso aí. De resto, procuramos sentir o "clima" da cidade, o que sempre nos interessa muito.
                 Esta postagem está bastante atrasada. Estou fazendo-a desde Oslo, onde cheguei ontem, pois em Londres não tive tempo, nem disposição e energia para escrever. "Sorry", como dizem os ingleses.

sábado, 10 de março de 2012

Chegada à Londres

Chegamos às 7:30. Depois da migração, da alfândega, de tentar comprar um chip telefônico pré-pago, que não conseguimos porque estava sold-out na loja da Vodafone no aeroporto, e de "lutarmos" com uma máquina para comprar as passagens, tomamos o Heathrow Express para o centro de Londres. Pouco mais de 20 minutos depois descíamos na Estação Paddington. Aí conseguimos comprar o chip pré-pago e vivaaa! Agora temos Internet + 300 torpedos para o Reino Unido por um mês + um crédito de £10, o mesmo valor que pagamos, ou seja, o acesso à Internet e os torpedos ficam de "graça". Bem razoável, não? E gastamos para comprar, instalar no telefone e habilitar o chip cerca de 10 minutos e sem nenhuma formalidade; nem o nome te perguntam. Feito isto, seguimos a pé para o hotel, arrastando as "malinhas" como todo o mundo; às 10:15 estávamos já instalados em nosso apartamento do Marriott Marble Arch. Mas, nem tudo funciona como deve: tentamos fazer uma postagem da chegada à Londres quando estávamos no Heathrow Express que tem Wi-Fi, mas infelizmente o sinal era fraco e não conseguimos acesso à Intenet.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Etapa Preliminar - São Paulo

Chegamos a São Paulo ontem no voo JJ3296 da TAM. Pernoitamos em Guarulhos no Hotel Panamby. Estamos voltando para o Aeroporto André Franco Montoro (Guarulhos) para embarcar para Londres no voo BA0246 da British às 17:15.

quinta-feira, 8 de março de 2012

quinta-feira, 1 de março de 2012

Partimos Daqui a Uma Semana


                 Acabou fevereiro e estamos a uma semana do início da viagem. Partimos dia 08/03 e continuamos conforme o Roteiro.
                     Fevereiro foi  um mês  com  nível  de  atividade  geomagnética  até  razoável, mas  as condições meteorológicas no norte da Noruega foram na maior parte do tempo adversas à observação da aurora boreal, já que nevou e/ou choveu com bastante frequência e o céu esteve quase sempre encoberto. Estamos torcendo para que até chegarmos lá esta situação tenha se alterado radicalmente.
                        Por ora é isso. Até o início da viagem.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Um Mês para o Início da Viagem à Noruega...

... e um pouco mais para o início da "caçada". No momento, a ocorrência de auroras é discreta e não se tem tido céu de brigadeiro no norte da Noruega - tem estado muito nublado a maior parte do tempo nesta semana - mas esperamos que daqui a um mês o céu volte a estar limpo dia após dia, ou melhor, noite após noite, e a atividade geomagnética seja mais intensa.
                    Encontramos há alguns dias na Internet uma página do Space Weather Information Center, órgão do National Institute of Information and Communications Technology do Japão, que apresenta dados relativos à ocorrência de manchas solares de uma forma sumarizada e didática. O número de manchas solares nestes primeiros dias de fevereiro têm estado muito baixo, mas a média mensal que foi 91 em janeiro deve atingir 106 em março e continuar aumentado até atingir um máximo. Conforme os registros históricos, a atividade geomagnética na época dos equinócios costuma ser alta: foi assim no equinócio de setembro passado e esperamos que também o seja agora no de março.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A Atividade Solar e as Auroras em Janeiro

             A ocorrência das auroras polares está diretamente relacionada ao grau de atividade geomagnética. O gráfico abaixo mostra a previsão de atividade auroral feita pelo Instituto de Geofísica da Universidade do Alasca ao longo do mês de janeiro de 2012. Quando se referindo ao grau de atividade, tem-se usado sempre nas postagens os índices Kp previstos, ao invés dos índices reais registrados, porque os primeiros são apresentados pelo Instituto de Geofísica de uma forma sumarizada, mais fácil de entender, e porque para o nosso planejamento o que interessa são as previsões. Como as previsões diárias são feitas com apenas 3 a 7 dias de antecedência e eventualmente revisadas, o prognosticado e o ocorrido são bastante semelhantes, de modo que tais previsões podem ser usadas em um planejamento de viagem com um bom nível de confiança.

Previsão diária da atividade auroral para o mês de janeiro de 2012,
feita pelo Instituto de Geofísica da Universidade do Alasca.

                Observa-se no gráfico que ocorreu um súbito aumento de atividade após o dia 20, responsável pelas fantásticas auroras observadas em fins de janeiro. Este aumento foi causado pela ejeção de grandes quantidades de massa coronal por uma mancha solar que, devido ao período de rotação do Sol, estará de frente para a Terra novamente na próxima semana, mas é improvável que mantenha até lá o alto grau de atividade de janeiro. Vamos continuar acompanhando a atividade das manchas solares e torcendo para que atinja um grau elevado na segunda quinzena de março.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Semana Quase Sem Auroras

  • Na semana que termina, ao contrário da anterior, a atividade auroral foi muito reduzida e o céu no norte da Noruega esteve quase sempre encoberto. Vamos torcer que tenhamos mais sorte do que os "caçadores" desta semana.
  • No final da semana passada, completamos a aquisição de passagens, as reservas de hotéis, o agendamento de excursões, etc... - enfim, todas aquelas providências prévias necessárias - e já era tempo, pois estamos a pouco mais de um mês do início da "caçada".

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

E o Espetáculo Continua

                       A tempestade solar continua e segundo as  previsões  uma  nova  ejeção de massa coronal deve atingir a Terra amanhã, de modo que auroras boreais brilhantes e ativas devem continuar ocorrendo durante os dois próximos dias. O lado ruim é que no fim de semana já houve interferência moderada nas radiocomunicações e isto deve se repetir amanhã.
                          Fotos das magníficas auroras do fim de semana, como as que podem ser vistas aqui, estão sendo postadas em diversos "sites".
                           Estamos torcendo para que quando viajarmos em março a atividade solar atinja pelo menos este nível.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Aurora Boreal Hoje

                      Temos acompanhado desde setembro de 2011 as previsões de atividade auroral feitas pelo Instituto de Geofísica da Universidade do Alasca (http://www.gi.alaska.edu/AuroraForecast) e o nível de atividade tem-se mantido, com raras exceções, entre Quieto (1) e Moderado (3), mas neste fim de semana estão ocorrendo auroras boreais fantásticas, como pode ser visto nas imagens desta câmera all-sky do Instituto Nacional de Pesquisa Polar do Japão localizada em Tromsø no norte da Noruega (http://polaris.nipr.ac.jp/~acaurora/aurora/Tromso/).

Previsão diária da atividade auroral de setembro de 2011 a janeiro de 2012,
feita pelo Instituto de Geofísica da Universidade do Alasca.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


2012 – É chegado um novo ano e uma nova viagem está sendo programada.

                       Em 2009 realizamos uma viagem ao Alasca, a que denominamos de Viagem ao Topo do Mundo. Continuamos agora nossa incursão pela Região Ártica. Desta vez o objetivo é presenciar a aurora boreal e o destino é a Noruega.